Zoonoses e SUCEN realizarão mutirão contra dengue de 01 a 10/10
O Centro de Controle de Zoonoses em parceria com a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias, de São João da Boa Vista realizarão de 01 a 10 de outubro, um mutirão de bloqueio e retirada de criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, nos bairros que existem maior incidência de propagação do vírus.
Para lembrar:
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 bilhões de pessoas, ou seja, 2/5 da população mundial estão sob risco de contrair dengue.
No Brasil, o quadro epidemiológico atual caracteriza-se pela ampla distribuição do Aedes aegypti em todas as regiões e uma complexa dinâmica de dispersão do vírus, com circulação simultânea dos quatro sorotipos (DENV1, DENV2, DENV3 e DEN4).
A prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Deixe um comentário