Uso de máscaras será obrigatório e quem descumprir pode ser multado
Em reunião realizada na noite de segunda-feira, 13, no auditório da Santa Casa, o Conselho de Gerenciamento de Crise do Coronavírus discutiu ações que visam preparar a cidade para a retomada da rotina, após o fim do decreto estadual que estabelece regime de quarentena a todos os municípios.
A reunião começou com um balanço dos números relacionados a internações de pacientes e dos casos suspeitos de covid-19.
O médico infectologista Marcelo Pereira Galotti destacou que a aparente estabilização atual significa que as medidas adotadas no tempo certo contribuíram. Ele observou, entretanto, que isso não pode servir para que a população ‘baixe a guarda’ nas medidas de prevenção. Para o médico, a dificuldade da realização de testes na população também pode trazer a falsa sensação de que o vírus não afetou a cidade.
O prefeito Ernani Vasconcellos observou que os baixos números têm feito aumentar a pressão dos empreendedores contra a administração, para que permita a reabertura dos estabelecimentos comerciais da cidade. Porém, ele destacou que o município vem seguindo as normas do decreto estadual. “Há municípios em que o comércio abriu mas por determinação das autoridades estaduais, foi novamente fechado”, lembrou.
Ernani acrescentou que é preciso manter as medidas de prevenção mas também é necessário adotar procedimentos que facilitem o funcionamento do comércio. “O Estado manterá o decreto até o dia 22. Penso que nos municípios onde os casos estão estabilizados, o governador poderia autorizar a flexibilização das medidas da quarentena. Isso pode ser de forma gradativa”.
Dentre as propostas debatidas na reunião e que resultarão na elaboração de um decreto está a obrigatoriedade da população usar máscaras para circular pela cidade. “Somente entra no comércio, nos bancos, no transporte coletivo, por exemplo, pessoas que estejam usando máscaras. As pessoas tiveram pelo menos três semanas para se prepararem e agora nós vamos exigir que usem as máscaras”, disse o secretário municipal de Gestão Pública, Fernando Pinheiro Passos.
“No estabelecimento em que funcionários e consumidores forem vistos sem uso de máscara, haverá autuação para o comerciante e para o consumidor. O mesmo vale para as ruas. Se a Guarda Municipal ou mesmo Polícia Militar constatar que a pessoa não está fazendo uso de máscara, poderá autuar”, completou.
Deixe um comentário