Semana Euclidiana começa na quarta-feira
Tradicional evento lembra o fim da Guerra de Canudos com estudos, música, dança e homenagens
Vai começar nesta quarta-feira, 9 de agosto, a 79ª Semana Euclidiana. O tradicional desfile de abertura, reunindo escolas, entidades, empresas, clubes de serviços e agremiações convidadas seguirá o trajeto de anos anteriores, saindo da Praça Barão do Rio Branco (Mercado Cultural) e terminando na Praça XV de Novembro.
A noite acontece a abertura performática, estando previstas apresentações de dança e teatro no Recanto Euclidiano.
Na sua 79ª edição, a SE terá como tema “Euclides como escritor político” e vai lembrar os 120 anos do fim da Guerra de Canudos. A programação da Semana Euclidiana terá ainda várias atividades culturais com apresentações musicais, shows, palestras, exposições e oficinas.
Serão homenageadas neste ano algumas personalidades que contribuíram para a criação e o fortalecimento do Movimento Euclidiano de São José do Rio Pardo, os professores Rodolpho José Del Guerra, Lando Lofrano e Antonio Fernando Torres.
Na parte festiva estão programados shows musicais com apresentações de bandas no estacionamento do Tartarugão, onde será instalada a “Estação Food Truck”. Por lá se apresentam atrações como a dupla Leandro e Camila, mais as bandas Senhor Saraiva, Dinorock, Dinoritmos e Six no Rust.
Na Fábrica de Expressão haverá apresentação da Banda Sinfônica Jovem e Orquestra Sinfônica Jovem do Polo do Conservatório; além da peça teatral “Oitenta e cinco anos de poesia anarquista” – espetáculo do Circuito Cultural Paulista.
No Epidauro haverá atrações como a Express Sax Band – regida pelo maestro Jota Lobo, do Polo do Conservatório; além de um espetáculo com a Cia D’Artes.
Maratona
Na parte intelectual, a Semana Euclidiana tem o Ciclo de Estudos Euclidianos, composto por aulas, palestras, oficinas pedagógicas e conferências sobre a vida e obra do escritor Euclides da Cunha. As atividades se encerram com a 78ª Maratona Intelectual Euclidiana.
Para o Ciclo de Estudos são esperados cerca de 500 participantes, entre estudantes das escolas públicas estaduais e municipais, particulares e universidades – da cidade e da região, além de outros estados e, em especial, da Bahia, das cidades Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo.
Dentro das atividades de estudos da SE, entre os dias 9 e 15 de agosto, destacam-se as três conferências com abordagem ao tema “Euclides como escritor político”. Na abertura falará a professora Rachel Aparecida Bueno, participante da Semana Euclidiana desde o início dos anos 80.
O conferencista oficial será o pós-doutor em História, doutor em Ciências Sociais, mestre em Ciências da Religião, professor do programa de pós-graduação em História, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e também escritor, Pedro Lima Vasconcellos, que proferirá a conferência “Antônio Conselheiro: d’Os Sertões aos Apontamentos”.
O encerramento será realizado pelo professor e ex-maratonista da SE, Leandro Leal, que falará sobre sua trajetória na conferência intitulada “Sempre-maratonista: a trajetória de um estudante euclidiano-conselheirista”.
Euclides da Cunha: “A caneta como arma”
A programação a Semana Euclidiana, que vai de 9 a 15 de agosto deste ano já está pronta. Todo o material gráfico é criação do publicitário André Lourenço (PraXis Propaganda), que prestou serviços sem custo, assinando os materiais como patrocinador.
O cartaz do evento reproduz parte da capa do jornal O Estado de São Paulo, com notícias sobre o final da Guerra de Canudos, no ano de 1897.
A caricatura de Euclides da Cunha foi contribuição do ex-maratonista e atual professor dos Ciclos de Estudos Euclidianos, Sérgio Luís de Castro Júnior. Ele explica que a intenção foi retratar o lado patriota e a liberdade de Euclides da Cunha no ato de escrever.
“A caneta vem como arma política e o escritor a usa para se expressar sempre em tom poderoso, engajado e livre”, diz.
Acompanhe a programação pelos sites e redes sociais da Casa de Cultura Euclides da Cunha e Prefeitura. Outras informações sobre a SE podem ser obtidas junto à Casa Euclidiana, pelo telefone (19) 3681-6424.
Deixe um comentário