Siga a Prefeitura:

Educação faz planejamento para retomada das aulas

Depois do anúncio feito pelo Governador João Doria sobre a retomada das aulas no Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação já está se mobilizando para o retorno das atividades, em São José do Rio Pardo.

 

Neste sentido, a rede municipal seguirá o sistema de ensino da Secretaria Estadual de São Paulo, e por esse motivo irá acompanhar o calendário divulgado no último dia 8 de junho, que prevê o retorno das aulas presenciais com 35% dos alunos na primeira fase, mas só acontecerá essa volta se São José do Rio Pardo e os demais municípios do Estado, conseguirem atingir e manterem por 28 dias na fase amarela.

 

Para tal retorno, a Secretaria Municipal da Educação está organizando uma Comissão Escolar de Gerenciamento que será composta por gestores, professores, funcionários e pais de alunos.

 

“A principal função dessa Comissão é a de definir procedimentos padrões para executar em todas unidades escolares do município orientações de retomada das aulas presenciais com segurança”, disse a secretária de educação Kátia Luzia Ferreira Gomes de Alencar.

 

Segundo a secretária, alguns itens analisados pela Comissão serão os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para professores, funcionários e crianças; os alunos de grupo de risco asmáticos, diabéticos, cardiopatas, etc, não frequentaram as atividades presenciais nessa primeira etapa; e outro item são os materiais para receberem os alunos como termômetro infravermelho, álcool em gel 70%, capachos higienizador na entrada da escola, esses são alguns exemplos de protocolos que serão analisados.

 

Enfim, a decisão de retomada das aulas presenciais será organizada de forma segura e consciente. Mesmo havendo a retomada das aulas presenciais, o município continuará com ensino híbrido (mistura de ensino presencial com ensino remoto, on-line), atingindo assim os alunos impossibilitados de frequentarem as aulas presencialmente.

 

“Fiquem tranquilos, a retomada será de forma gradual e segura, mas para que tudo dê certo, cada um de nós terá que cumprir seu papel em relação as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) como utilização de máscaras, evitar aglomerações, lavar bem as mãos ou usar álcool em gel 70%, tomando esses e outros cuidados, poderemos retornar a normalidade o mais rápido possível”, finalizou Kátia.

 

As aulas terão 35% dos alunos em dias alternados, exemplo: em uma sala com 25 alunos, 8 irão na segunda-feira, 8 na terça-feira e 9 alunos na quarta-feira, assim por diante. Nos dias que os alunos não irão para escola terão atividades remotas em casa, isso na educação fundamental.

Nas creches e educação infantil nesse primeiro momento, só atenderá os pais que trabalham e não tem onde deixar seus filhos.

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário