Siga a Prefeitura:

Secretaria amplia atendimento nas unidades de saúde

Mais médicos e ampliação de horário da farmácia fazem parte das mudanças

Dando prosseguimento ao cronograma de atividades para melhorar a estrutura da rede municipal, a Secretaria de Saúde vai implantar novas mudanças nas unidades a partir do próximo dia 3 de julho.

Conforme explica a secretária Márcia Biegas, as medidas estão sendo adotadas gradativamente, após observações e avaliação das necessidades apontadas pelos usuários ou funcionários das unidades de saúde. “Existe muito por fazer, temos consciência disso mas não podemos resolver os problemas da noite para o dia, além disso, com as dificuldades de recursos que o município enfrenta, todas as ações requerem muito planejamento e é assim que temos feito”, comenta.

Márcia lembra que este processo de reestruturação da rede teve início com as adequações relacionadas às horas de trabalho dos médicos. “O objetivo é de que isto resulte na redução das filas e consequente resolutividade dos problemas demandados pelos pacientes”, completou.

Mais ginecologistas

Dentre as medidas que começam a valer a partir do dia 3 de julho está a melhoria no atendimento com ginecologistas. Uma vez por semana haverá sempre um profissional disponível em uma das cinco unidades dos ESFs. A prioridade será para as consultas e acompanhamentos de pré-natal, diminuindo a necessidade das gestantes se deslocarem à Unidade de Saúde da Mulher.

Os ESFs terão ainda a presença semanal de um médico da família voltado a atuar na saúde preventiva e as crianças são os principais alvos do atendimento. Assim a Secretaria de Saúde pretende desafogar a demanda na Pediatria.

Saúde Mental

A unidade de Saúde Mental, que conta atualmente com um médico de segunda e sexta-feira, vai receber reforço com mais profissionais nas próximas semanas.

Conforme lembra a secretária de Saúde, o atendimento esteve prejudicado após o término do convênio com a Santa Casa, o que exigiu a abertura de um novo credenciamento, processo que é demorado em função das exigências de documentação. Os procedimentos estão em fase final.

Farmácia e ultrassom

Também a partir de segunda-feira, dia 3, o prédio da Secretaria de Saúde passará a atender até às 17 horas, o que resultará na ampliação do horário da Farmácia Municipal.

“Esta ampliação de horário facilitará aos idosos a retirada de medicamentos, já que a Geriatria está mais próxima, no prédio do PPA Central”, justifica a secretária.

E, conforme anteriormente informado, o Centro de Diagnósticos – que desde o ano passado ocupava o prédio da Saúde da Família no bairro Buenos Aires – será transferido para a unidade do Jardim Aeroporto, onde haverá ampliação na cota de exames de ultrassom, visando diminuir o tempo de espera dos agendamentos.

Conselho

Ainda no prédio da Secretaria de Saúde está sendo oferecido espaço e infraestrutura para as atividades do Conselho Municipal de Saúde. No ano passado o órgão chegou a ter casa alugada, entretanto, o pouco uso do espaço fez com que a Prefeitura devolvesse o imóvel.

A partir de 3 de julho o Centro de Diagnóstico passa a funcionar na unidade do Jardim Aeroporto

A partir de 3 de julho o Centro de Diagnóstico passa a funcionar na unidade do Jardim Aeroporto

Farmácia Municipal terá horário de atendimento ampliado até às 17 horas

Farmácia Municipal terá horário de atendimento ampliado até às 17 horas

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário