Saúde quer adotar sistema de controle aos usuários
Objetivo é melhorar consultas, exames e distribuição de medicamentos
A Prefeitura de São José do Rio Pardo quer implantar no município um sistema de controle no atendimento aos usuários do serviço público de saúde. A iniciativa tem como finalidade otimizar os recursos e facilitar o trabalho dos profissionais da área no acompanhamento dos pacientes.
Os trabalhos para colocar o projeto em prática tiveram início nesta semana, quando representantes da Secretaria de Saúde estiveram na cidade de Louveira, onde o serviço já funciona desde 2014 – com o nome de Cartão Cidadão.
Reunidas com o secretário Vlamir Sartori e equipe da Secretaria de Gestão de Projetos, a coordenadora de Saúde Adriana Dassan Cassimiro Boaro e a assistente administrativa Fabíola Regini Florentino Morgan puderam conhecer o funcionamento e os benefícios do Cartão Cidadão, para o município e para a população.
De acordo com Adriana, com o sistema, Louveira conseguiu ampliar e melhorar o atendimento de saúde, além de economizar recursos nesta área. Ela acredita que a implantação do projeto em São José também facilitará o atendimento nas unidades de saúde além de contribuir para o controle na distribuição e uso de medicamentos, realização de exames e consultas.
Informações integradas
Em Louveira, que tem quase 45 mil habitantes, para se cadastrar no sistema o munícipe precisa comprovar que reside na cidade há pelo menos três meses. E desde que o programa foi criado cerca de 30 mil usuários já estão cadastrados.
Segundo a Prefeitura da cidade, o cartão permite conhecer com detalhe a população e integrar os serviços por meio de um único documento, gerando uma base de dados importante para implantação de políticas públicas para diferentes secretarias.
“É uma espécie de cadastro único do município, com exigências bastante rigorosas e cruzamento de informações com outros órgãos, para evitar falsificações e garantir que os moradores do município sejam mesmo beneficiados pelos serviços oferecidos”, explica Adriana.
Economia
Ainda sobre as vantagens, Fabíola explica que o sistema permite aos profissionais de saúde saberem onde e quando um paciente passou pelo médico, quais exames realizou, quais medicamentos utiliza, entre outras informações.
A proposta de criar mecanismos de acompanhamento e controle sobre os usuários do serviço de saúde pública é defendida pelo prefeito Ernani Christovam Vasconcellos e pelo vice-prefeito Reinaldo Milan, para dar mais agilidade nos atendimentos, marcações de consultas, exames e racionalizar a distribuição de medicamentos. A expectativa deles é criar condições para que o município possa implantar o sistema em breve.
Foto: Prefeitura Municipal de Louveira
Deixe um comentário