Reunião discute a realização da Semana Euclidiana 2020
O Conselho Euclidiano se reuniu na noite de segunda-feira, 17 de fevereiro, na Casa de Cultura Euclides da Cunha, para discutir questões relacionadas à organização da Semana Euclidiana 2020.
O encontro teve participação de conselheiros, pessoas convidadas a integrar o Conselho Euclidiano e jovens do grupo Sarau do Grito.
“O objetivo foi alinhar os projetos culturais da cidade e envolver pessoas dentro deste universo euclidiano. Há muitas pessoas que fazem um serviço bacana e muito construtivo nas escolas e nas comunidades, e essas pessoas precisam ser ouvidas e serem inseridas dentro do movimento euclidiano, já que ele é considerado a identidade cultural de São José do Rio Pardo”, disse Ana Paula Lacerda, diretora de Cultura e curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha.
Durante a reunião, por várias vezes tratou-se da necessidade de manter a população local atraída pelas atividades euclidianas, uma ação que deve ser difundida a partir das escolas e levada também aos bairros.
Na oportunidade ficou decidido que o tema da SE2020 será: “São José do Rio Pardo – Ponte de Travessias Culturais”, tema proposto pela professora e conselheira euclidiana, Maria Aparecida Granado.
“Esse tema é para englobar toda história de São José do Rio Pardo. Queremos que os rio-pardenses e os visitantes conheçam as riquezas culturais que o município oferece, a Semana Euclidiana com certeza é uma delas”, acrescentou Ana Paula Lacerda. Segundo ela, “infelizmente poucos rio-pardenses se interessam pela história de Euclides da Cunha e com o tema deste ano a intenção é mostrar o potencial turístico e cultural da cidade, desenvolvido a partir das tradições euclidianas”.
Ela lembrou que o convite ao grupo Sarau do Grito teve o objetivo de ouvir sugestões para atrair mais jovens rio-pardenses para o Movimento Euclidiano.
Outro assunto bastante discutido foi quanto ao Desfile de Abertura da Semana Euclidiana, que sempre acontece no dia 9 de agosto. “Esse ano cai num domingo “Esse ano cai num domingo, então vamos reunir com as escolas e Conselho para discutir sobre o assunto”, finalizou Ana Paula Lacerda.
Ela adiantou que outras reuniões serão realizadas com a finalidade de melhorar ainda mais a Semana Euclidiana, ouvindo a comunidade e acatando as sugestões apresentadas para discutir entre os conselheiros tudo aquilo que for apresentado.
Deixe um comentário