Procon fiscaliza o comércio rio-pardense
Falta de preços nos produtos, data de validade expirada, ausência do Código de Defesa do Consumidor. Estes são alguns dos principais problemas apontados pelo Procon na fiscalização realizada em São José do Rio Pardo nesta quarta-feira, 10.
Em ação conjunta, o Procon-SP e o Procon Municipal vistoriaram 20 estabelecimentos, entre lojas e supermercados. A fiscalização é complementar às ações realizadas em 2015 quando alguns comerciantes foram orientados a se adequarem às exigências da legislação.
Apesar das recomendações feitas há quase dois anos, cerca de 20% dos problemas persistiram e houve autuações.
A falta de preço em produtos expostos em vitrines de lojas ou gôndolas de supermercados desponta como uma das principais irregularidades nos estabelecimentos do comércio rio-pardense. Mas também houve constatação de produtos com prazo de validade vencido e que mesmo assim continuavam à venda.
Conforme explicou o supervisor do Procon de São José do Rio Pardo, Rogério Romeo Nogueira Neto, a fiscalização das irregularidades não pode ser feita pelo município. “O Procon local recebe as demandas e as encaminha ao Procon estadual que além de prestar orientação também pode autuar se constatar problemas”. Ele afirmou ainda que outras fiscalizações poderão ocorrer e citou que uma demanda constante é sobre o atendimento bancário.
“O Procon de São José está atento ao problema mas esta é uma fiscalização que demanda mais tempo. Certamente nós iremos solicitar para que seja realizada posteriormente”, completou.
O Procon está localizado à rua Ruy Barbosa, 460 – Centro, e atende pelos telefones 3682-7847, 3682-7848 e 3682-7858.
Deixe um comentário