Prefeitura assume coordenação da Casa de Passagem
A partir do dia primeiro de junho, a Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, passa a assumir a coordenação da Casa de Passagem, que presta um serviço de alta complexidade aos moradores de rua da cidade.
Quando foi criada a Casa de Passagem era coordenada pelo SOS ( Serviço Obras Sociais), após seu fechamento, por determinação judicial, a partir de agosto de 2014, a coordenação da Casa, passou para o Asilo Padre Euclides .
Segundo a secretária de assistência e inclusão social, Rosangela Tinti Lopes, foi feito um convênio com o Asilo Padre Euclides Carneiro para assumir os serviços da Casa e dessa forma garantir a continuidade do atendimento. O convênio ainda garantia um repasse da Prefeitura ao Asilo no valor de R$ 30 mil mensais, para o custeio e manutenção da Casa, o mesmo repasse que era feito ao SOS.
Entretanto, o convênio estabelecia que a cada três meses o Asilo Padre Euclides Carneiro deveria apresentar as contas dos gastos junto à Secretaria de Assistência e Inclusão Social e no final do ano à Prefeitura. Mas essas prestações de contas, segundo a Secretária, não foram feitas.
No mês de janeiro, a Secretaria de Assistência e Inclusão Social , após inúmeros pedidos ao Asilo, da apresentação dos gastos com a manutenção da Casa, informou o setor de contabilidade da Prefeitura, que os mesmos não haviam sido apresentados, até aquele momento. Por esse motivo a Prefeitura suspendeu o repasse ao Asilo Padre Euclides Carneiro, destinado à manutenção da Casa de Passagem.
Novamente após várias tentativas, no mês abril, a entidade apresentou algumas contas à Secretaria de Assistência e Inclusão Social e foram feitos alguns apontamentos que não estavam de acordo com o plano de trabalho estabelecido no convênio e que precisavam ser ajustados para que o repasse da Prefeitura fosse efetuado.
No dia 8 de maio, após extrapolarem todos os prazos estabelecidos, no convênio foi protocolada a prestação de contas referente a 2014. Todos os gastos apresentados estão sendo analisada por uma comissão e posteriormente serão analisados pelo Conselho Municipal de Assistência. Não podemos repassar dinheiro público sem analisar todas as contas, a Prefeitura em nenhum momento negou-se a repassar os recursos mensais ao Asilo, pois o serviço foi executado, mas é preciso ter a comprovação dos gastos. Precisamos ter cuidado com o dinheiro público, informou Rosângela .
No dia 19 de maio, foi protocolado na Prefeitura, um comunicado de que o Asilo Padre Euclides Carneiro responsável pela coordenação da Casa de Passagem encerraria as atividades junto a entidade a partir do dia 30 de maio. Com a quebra do Convênio, a Casa de Passagem passa a ser coordenada pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, através da Secretaria de Assistência e Inclusão Social, que manterá todos os serviços oferecidos aos moradores de rua da cidade.
Deixe um comentário