Prefeitura adquire cinco novos veículos para o Sistema de Saúde
A Prefeitura de São José do Rio Pardo, através da secretaria municipal da Saúde, adquiriu, nesta semana, 5 veículos zero kms para o SAD e ESF.
A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, através da secretaria municipal da saúde, adquiriu cinco (5) veículos, zero kms, para serem utilizados no Sistema de Atenção Domiciliar( SAD) e no Estratégia Saúde da Família (ESF), que atende a Zona Rural. Quatro veículos, sendo três Fiats Uno e um Fiat Toro já chegaram e a prefeitura aguarda a entrega do quinto equipamento para os próximos dias.
A verba para a compra dos veículos veio de superávits ocorridos no SAD e PMAQ, recursos recebidos pelo município através do ministério da saúde, nos anos de 2014 e 2015, que de acordo com a legislação vigente e Nota Técnica do CONASEMS- Conselho Nacional de secretários Municipais de Saúde, orienta que o recurso deverá ser gasto, dentro do Bloco que foi transferido, de acordo com seus planos de saúde e o orçamento municipal e previamente aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Como a Atenção Domiciliar em São José do Rio Pardo conta com cobertura de cerca de 40% da Estratégia Saúde da Família (ESF) e os outros 60% estão sob responsabilidade do Sistema de Atenção Domiciliar(SAD), a aquisição dos novos veículos tornou-se essencial para realização das atividades propostas e obrigatórias da ESF e SAD, em São José do Rio Pardo de maneira mais eficiente melhorando a logística de seu funcionamento.
O que é o SAD e o ESF?
O Sistema de Assistência Domiciliar (SAD) é um programa do Ministério da Saúde que consiste numa ampliação à assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), onde os pacientes do SUS tem acesso ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), prestado em suas residências e com garantia de continuidade dos cuidados à saúde desses pacientes. O SAD é substitutivo ou complementar à internação hospitalar e ao atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e integrado às redes de atenção disponíveis na rede pública de saúde.
O Serviço de Atenção Domiciliar está inserido no contexto das Redes de Atenção à Saúde do SUS, também conhecidas como “Saúde Toda Hora”. Ele é oferecido aos pacientes com condições de concluir o tratamento em domicílio, conforme diagnóstico médico.
O programa atende pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Entretanto não tem acesso ao serviço pacientes que demandem monitoramento ininterrupto (como aqueles que necessitam de ventilação mecânica), assistência contínua de enfermagem ou tratamento cirúrgico. Casos como esses deverão ter a internação hospitalar ou os cuidados ambulatoriais mantidos. Para ter acesso ao SAD, o paciente ou a família tem que assinar um termo de autorização para receber cuidados em casa.
A Estratégia Saúde da Família (ESF), um programa também do ministério da saúde, segue os princípios dos SUS. A ESF presta cuidados na Unidade de Saúde (US) do município, tanto onde está localizada quantos nos domicílios de seus pacientes, realizando ações de forma integrada a todos os componentes família. As visitas são programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com mais necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita à família por mês.
Deixe um comentário