Siga a Prefeitura:

PAT contabiliza recolocações no mercado de trabalho

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São José do Rio Pardo mantém contato constante com empresas locais e da região para a recolocação de desempregados no mercado de trabalho e as vagas divulgadas pelo PAT atraem pessoas de toda a região.

A oferta de novos postos de trabalho tem sido prejudicada pela queda no consumo e consequente retração nos setores da indústria, comércio e serviços. Mas o PAT busca vagas em todos os segmentos. Em tempos de crise, grande parte da mão de obra local se ocupa na produção agrícola, sobretudo nas culturas de café, cebola e hortaliças.

Relatório divulgado no último dia 25 de julho aponta que 76,8% das vagas anunciadas no primeiro semestre foram preenchidas com intermediação do PAT, 8,7% foram ocupadas diretamente através dos empregadores e houve cancelamento de 14,5% das vagas. “Isto acontece quando o empregador nos procura para anunciar a vaga e depois desiste de fazer novas contratações”, explica Marco Antonio Matarazzo, diretor do Departamento de Emprego.

Matarazzo também explica sobre a veracidade das vagas oferecidas pelo PAT. “Diante da não contratação, quando não têm seus currículos selecionados pelos empregadores, algumas pessoas saem dizendo que as vagas que anunciada não existem. Isto não é verdade. Todas as vagas disponíveis aqui são cadastradas no sistema Portal Mais Empregos, que é monitorado pela Secretaria Estadual de Emprego, e este sistema controla a veracidade das vagas”.

Reconhecimento

A qualificação da mão de obra local também é um dos fatores que ajudam no encaminhamento de desempregados para as vagas oferecidas. Por meio de convênio com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) o PAT promove constantes atividades com esta finalidade. Um dos exemplos é o programa Time do Emprego por onde passaram cerca de 40 pessoas no primeiro semestre. No mesmo período também foi realizado um curso para formar pintores prediais e outros estão programados para os próximos meses.

As ações para qualificação de mão de obra resultaram em reconhecimento recente por parte da SERT, pelos esforços da equipe junto ao Programa Time do Emprego.

Além da intermediação de mão de obra, o PAT oferece os serviços de habilitação ao Seguro-Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e cadastramento de vagas no sistema Emprega São Paulo / Mais Emprego.

O PAT funciona à rua José Andreoli, 132, Centro. O telefone para outras informações é 3681-6144.

PAT promoveu curso para formação de pintores prediais

PAT promoveu curso para formação de pintores prediais

Trabalho da equipe com o Programa Time do emprego mereceu reconhecimento da SERT

Trabalho da equipe com o Programa Time do emprego mereceu reconhecimento da SERT

DSC_7071

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário