Pacientes faltam às consultas e exames no Conderg
O Hospital Regional de Divinolândia, administrado pelo Conderg – Consórcio de Desenvolvimento Regional de São João da Boa Vista – divulgou nesta semana um levantamento sobre o absenteísmo (ausências) nos serviços prestados pela unidade, no período de março até setembro deste ano.
Os dados se referem aos 16 municípios que integram o consórcio, lista as especialidades oferecidas, a quantidade de agendamentos, o número de atendimentos e a quantidade de ausências por cidade.
Em relação a São José do Rio Pardo, a maior parte das ausências é na área de oftalmologia. Conforme os números divulgados, entre março e setembro, a Secretaria de Saúde fez 2.972 agendamentos para consultas, mas somente 2.055 pacientes compareceram e 971 faltaram às consultas.
Para exames de oftalmologia, foram realizados 271 agendamentos, mas somente 59 pacientes compareceram, havendo 212 ausências.
A ausência às consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é uma das preocupações da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelos agendamentos. Conforme observa a secretária Márcia Biegas, as pessoas que não comparecem acabam tirando a vaga de alguém que realmente precisa.
“Além disso, os problemas decorrentes de uma não consulta, exame ou procedimento cirúrgico acabam repercutindo nas unidades de saúde do município, pois se o paciente tiver uma recaída em relação ao seu problema de saúde, ele vai procurar novamente as unidades básicas, o PPA ou pronto socorro”, completa.
Vale lembrar que o município disponibiliza transporte gratuito para os pacientes com consultas e exames marcados junto ao Conderg.
Veja no quadro o número de agendamentos e as ausências aos procedimentos oferecidos no Hospital de Divinolândia:
Deixe um comentário