Siga a Prefeitura:

Mutirão contra a dengue neste sábado no bairro Maria Boaro

A Secretaria Municipal de Saúde inicia no próximo sábado, dia 5 de outubro, a campanha “Rio Pardo contra o Aedes aegypti”, uma iniciativa da Vigilância Epidemiológica (VE) com objetivo de vistoriar imóveis e orientar a população para eliminar os criadouros do mosquito causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Responsável pela VE, a enfermeira Gisele dos Santos Flausino explica que o período mais crítico de reprodução do mosquito se aproxima e destaca que é necessário unir esforços para evitar aumento no número de casos de doenças causadas pelo Aedes.

Por conta disso, o município estará realizando mutirões em diferentes bairros. A ação terá participação de agentes comunitários de saúde e agentes de zoonoses, visitando casas, conversando com moradores, orientando a que eliminem possíveis criadouros do mosquito.

Os mutirões terão início pelo bairro Maria Boaro, uma vez que este núcleo habitacional tem até o momento o maior número de casos de dengue na cidade.

“No Estado de São Paulo temos, no primeiro semestre, um aumento de 600% no número de casos de dengue, o que reforça a necessidade de ações para combater a proliferação do mosquito. E no município também temos um número alto e crescente de casos”, comenta a enfermeira.

Gisele explica ainda que o mutirão não vai realizar a retirada de entulhos dos imóveis, pois esta ação requer a mobilização maior de equipamentos e pessoas.

“Neste mutirão todos os funcionários envolvidos estarão devidamente identificados e uniformizados para fazer a visitação das casas. Portanto, pedimos aos moradores do bairro Maria Boaro que colaborem abrindo suas residências para vistoria dos quintais”, completa.

Segundo o cronograma, a realização destas ações devem ser intensificadas desde outubro até fevereiro do próximo ano e vários outros bairros serão percorridos, em datas a serem divulgadas futuramente.

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário