HIGIENE É O MELHOR REMÉDIO DE PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica com a intenção de orientar melhor seus profissionais que atuam na área de saúde, realizou na manhã desta quarta-feira no prédio do Centro de Saúde, um Treinamento visando o Covid-19.
O treinamento teve como palestrante o médico infectologista Dr. Marcelo Galotti, o qual orientou os profissionais de saúde, como eles devem trabalhar com os pacientes nas Unidades Básicas e Pronto Socorro Municipal, caso aja casos suspeitos da doença.
Segundo o médico, o Coronavírus é uma doença de média ou pouca gravidade em 80% dos casos, mas é altamente contagiosa. “Como ela acomete muita gente a baixa mortalidade dela em números absoluto passa ser uma coisa muito importante e que está assustando, mas as pessoas não precisam entrar em pânico já que o tratamento é bem simples e o número de mortalidade é bem menor que outras doenças virais”, disse Dr. Marcelo Galotti.
As estatísticas mostram que o H1N1, responsável pela gripe A, teve 55.867 casos entre 24 de abril e 24 de junho de 2009, contra mais 88.948 pessoas doentes pelo 2019 n-CoV desde 31 de dezembro deste ano até 2 de março.
A taxa geral de mortalidade da doença (Covid-19) é de 2,3%, mas em pessoas com mais de 80 anos chega a 14,8%, de acordo com um estudo realizado pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CCDC).
“A covid-19 não é tão mortal quando comparada a outros coronavírus previamente registrados, como a síndrome respiratória aguda grave (Sars) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), o risco de morte no caso da Sars, por exemplo, era muito maior quando o surto eclodiu em 2003, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 10%, já a taxa de mortalidade da Mers girava em torno de 20% a 40%, dependendo do local”, acrescentou Dr. Marcelo Galotti.
A melhor forma de se prevenir contra o Codiv-19 é a higiene. “As pessoas tem que ter consciência e colocá-las em práticas, o melhor remédio é usar álcool 70%, evitar aglomerações de pessoas, após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais lavar bem as mãos e o rosto, ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado, essas e outras maneiras básicas de higiene são fundamentais”, finalizou Dr. Marcelo Galotti.
Até o presente momento, São José do Rio Pardo não tem nenhuma pessoa suspeita ou com sintomas do Coronavírus (Codiv-19).
Deixe um comentário