FEBRE AMARELA: MUNICÍPIO RECEBE POUCAS DOSES DA VACINA
São José não está na chamada área de risco para a doença
Apesar da súbita procura pelas vacinas contra a febre amarela em São José do Rio Pardo, a Secretaria Municipal de Saúde informa que o município não está em área considerada de risco para a doença.
Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Denise Rondinelli Cossi Salvadori, a aplicação é feita rotineiramente no Centro de Saúde mas com o aumento incomum na demanda ela destaca que não há doses para vacinar toda a população. “A prioridade é para quem reside na zona rural ou para quem comprove que vai viajar para as chamadas áreas de risco”.
A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, que não envia grandes quantidades aos municípios. “Esta é uma vacina que faz parte do calendário de rotina mas as pessoas só procuram quando há notícias sobre surto da doença. Como a procura tem sido maior do que a quantidade de doses, nós distribuímos senhas a partir das 7h30, no Centro de Saúde. Quando acabam as senhas, as pessoas são orientadas a retornarem outro dia”.
De acordo com o Ministério da Saúde, são consideradas áreas de risco os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais. Além de algumas regiões nos estado da Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Contra indicação
A vacinação contra a febre amarela não é indicada para:
-grávidas (só em caso de epidemia)
-mulheres que estejam amamentando bebês com menos de 6 meses de vida
-pessoas alérgicas à proteína do ovo, canamicina e eritromicina
-pacientes imunodeprimidos (portadores de câncer, AIDS ou em uso de drogas imunossupressoras)
-pacientes com infecções graves
-crianças menores de 6 meses de idade
Deixe um comentário