Evento celebra o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Secretaria de Assistência e Inclusão Social, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizou dia 18 de maio o evento para registrar o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e Adolescentes, a Campanha Nacional FAÇA BONITO.
Como parte do evento, houve uma palestra envolvendo a rede de atendimento à criança e adolescente (saúde, educação, assistência, conselho tutelar, conselho de direito, entre outros) realizada pelo Psicólogo Ricardo Castro e Silva, doutor em educação e consultor na área da infância e adolescência; O evento aconteceu nas dependências da Câmara Municipal. Além do encontro com os técnicos que atuam na rede com crianças e adolescentes, foram realizadas duas oficinas com crianças de 09 a 12 anos nas escolas Stella Maris Barbosa Catalano e Escola Estadual do Natal Merli, objetivando trabalhar a prevenção desta violência, respectivamente dia 18 e 19 de maio.
Um pouco da história:
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem”.
Deixe um comentário