Siga a Prefeitura:

Estado corta recursos e Projeto Guri deve ser encerrado

Prefeitura e DEC discutem alternativas para evitar prejuízo a 150 crianças 

 

Funcionando em São José do Rio Pardo desde junho de 2003, portanto há 16 anos, e atendendo atualmente a 150 crianças e adolescentes, o Projeto Guri está com os dias contatos. A equipe de professores e coordenadores foi surpreendida nesta quinta-feira, 28, com a informação de que o projeto vai fechar, por decisão do Governo do Estado.

A medida é resultado do contingenciamento de recursos. Na área da cultura o corte é de aproximadamente R$ 148 milhões, o que reduzirá atividades de museus, bibliotecas, centros culturais e projetos mantidos por meio de parcerias com organizações sociais.

 

Segundo a coordenadora do Projeto Guri em São José, Gisela Caparroz, em todo o Estado são cerca de 360 polos, todos foram pegos de surpresa com a decisão nesta semana. Ela informa que a equipe local – sendo 7 professores, uma coordenadora e um auxiliar – já está cumprindo aviso prévio e encerra as atividades na metade de abril.

 

Também surpreendidos pela notícia, Prefeitura e o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) discutem o que pode ser feito pelas 150 crianças que participam do projeto. “O Projeto Guri é uma referência nacional, com significativa contribuição para crianças e jovens inclusive na parte social, não pode acabar assim”, diz Iury Abrão.

 

Na tarde desta sexta-feira, 29, em São Paulo, o prefeito Ernani Vasconcellos tentava uma reunião de emergência com outros prefeitos na Secretaria de Cultura. “Também estamos pedindo apoio dos deputados para que esta decisão seja revista. Mais do que uma ação de cultura, o Projeto Guri tem grande relevância na questão social e de cidadania. Em todas as cidades onde há um polo em funcionamento esta é uma certeza incontestável”, declarou.

 

Ainda de acordo com Iury Abrão, o assunto será discutido também junto à coordenação do Projeto Guri. “O esforço é de todos. A causa é de todos. Vamos conversar para saber qual medida pode ser adotada, de forma a não deixar as crianças desamparadas”.

 

O Guri

Mantido por meio de parceria entre o Estado e a organização social de cultura Amigos do Guri, o Projeto Guri oferece atividades de iniciação musical para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos de idade nos períodos de contraturno escolar, com aulas para aprendizado de clarinete, contrabaixo acústico, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, viola, violino e violoncelo.

A estimativa é de que em todo o Estado sejam prejudicados cerca de 50 mil alunos.

 

a--Inscries-Projeto-Guri

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário