ESF Cassucci é referência para projeto da Secretaria Estadual
Trabalho da equipe mereceu atenção e unidade foi escolhida entre 50 outras da região
A DRS de São João da Boa Vista escolheu o ESF Cassucci como referência para implantação do Laboratório de Atenção a Condições Crônicas (LAC) – um programa piloto da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o técnico da DRS, Vanderlei Marcos da Cruz – articulador de Atenção Básica da Região – o ESF foi eleito entre cerca de 50 unidades da região pela eficiência na execução das atribuições que são conferidas à equipe.
Tecnicamente, ele explicou: “O LAC visa capacitar e ampliar conhecimentos sobre cuidado das condições crônicas pelas equipes dos ESFs da região; além de desenvolver e aplicar soluções práticas e inovadoras para o cuidado, a gestão da clínica e a gestão do caso, aplicados pelas equipes multiprofissionais de saúde em relação às condições crônicas”. A iniciativa, conforme disse, resulta no fortalecimento das ações desenvolvidas pela equipe e consequentemente amplia beneficiando diretamente os usuários.
De acordo com a enfermeira Cláudia Inês dos Reis Lima – coordenadora do ESF Cassucci – a implantação do programa já começou e conta com participação de integrantes de outras equipes. “Eles passam por capacitação e terão o compromisso de disseminar as técnicas e informações repassadas pela DRS, e levá-las aos usuários e outros postos da rede de atendimento”.
Vanderlei afirmou que ter observado que a equipe da Secretaria de Saúde está com o perfil de melhorar seus resultados e que a constatação sobre a eficiência com que a equipe do ESF Cassucci promove o trabalho foi decisiva para a escolha na implantação do projeto piloto. “Esta equipe está sempre apta aos desafios, realiza ações constantes e melhor, cumpre aquilo que é proposto”.
Após implantado no município, o LAC será levado a outras unidades da região.
Deixe um comentário