Siga a Prefeitura:

EDUCAÇÃO MUNICIPAL: maioria dos pais discorda do retorno das aulas presenciais

 

A Secretaria da Educação encaminhou aos pais de alunos da rede municipal de ensino um questionário, visando colher opinião deles quanto ao retorno das atividades de rotina e aulas presenciais nas unidades escolares.

 

De acordo com as pretensões do Governo do Estado, as aulas devem ser retomadas a partir de 8 de setembro, segundo previsto no protocolo de retomada do Plano São Paulo – conjunto de ações estaduais no enfrentamento da pandemia da covid-19.

 

De acordo com a secretária Kátia Gomes Alencar, dos 3.600 questionários distribuídos, 2.683 foram respondidos. Essa participação, conforme disse, é importante para o planejamento de ações a serem tomadas no âmbito da Educação.

 

O levantamento envolveu pais e responsáveis por crianças e adolescentes de várias fases escolares: Creche (0 a 3 anos); Educação Infantil (idades de 4 e 5 anos); Ensino Fundamental I (anos iniciais: 1º, 2º e 3º ano); Ensino Fundamental I (anos finais: 4º e 5º ano); além do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

 

De acordo com os dados apurados pela equipe da Secretaria da Educação, 78,5% dos pais que responderam à pesquisa ainda estão inseguros quanto a enviar seus filhos para creche ou escola, após a liberação das aulas presenciais pelo Governo do Estado.

 

Katia observa que apesar dos protocolos, como a redução na quantidade de alunos em sala e a alternância da turma – parte frequenta às segundas, parte às terças e assim por diante – isto não garantiu a tranquilidade para os pais e professores.

 

O levantamento também procurou saber se os pais ou responsáveis trabalham, constatando que 80,4% já retornaram as suas atividades laborais normalmente, tendo que deixar seus filhos sob responsabilidades dos avós ou tutela de outros familiares. Apesar disso, são contrários ao envio das crianças para as unidades educacionais.

 

A nova realidade das aulas online, segundo o levantamento, foi aprovada por 66,8% e 72,5% se declararam a favor de que as aulas se mantenham assim até o final do ano letivo. A pesquisa também concluiu que 79,7% dos pais não concordam com a retomada das aulas em setembro, conforme planejado pelo Governo do Estado.

Sem título-2 Sem título-3 Sem título-4

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário