Siga a Prefeitura:

Comitiva visita Rio Preto para conhecer práticas e soluções ambientais

Uma comitiva da Prefeitura de São José do Rio Pardo esteve em São José do Rio Preto na última segunda-feira, 27, para uma reunião intersetorial que tratou de assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.

 

A cidade do noroeste do Estado foi escolhida por ter sido classificada em primeiro lugar no ranking do Programa Município Verde Azul, com práticas e soluções ambientalmente responsáveis nas áreas de arborização urbana e biodiversidade, resíduos sólidos, tratamento de esgoto e gestão das águas. Estas ações fazem parte de uma política continuada, que teve início em 1997 e foram melhoradas com legislação e maciços investimentos.

 

O encontro foi articulado pelo prefeito Ernani Vasconcellos que reuniu secretários e diretores municipais para conhecerem a realidade rio-pretense. “O objetivo é conhecer estes casos de sucesso e, numa proporção adequada à nossa cidade, tentar, de alguma maneira, trazer para cá alguma medida que melhore o nosso posicionamento no ranking do programa. E não apenas isso mas também que possamos trabalhar melhor os conceitos e as práticas ambientais no nosso município”, explica o prefeito.

 

Além do prefeito, a visita contou com a participação de representantes das Secretarias de Assistência e Inclusão Social, Agricultura e Meio Ambiente, Comderp, além do vereador Zildo de Oliveira Delmondes, representando a Câmara Municipal.

 

O grupo foi recebido pelo prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, que destacou as medidas adotadas pelo seu município quanto às questões ambientais e de sustentabilidade. Na ocasião, também falou sobre sua atuação como deputado estadual, federal, ministro da Secretaria Nacional de Portos, além dos mandatos de prefeito em Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto (pela terceira vez).

 

Houve também encontro com os secretários Kátia Regina Penteado Casemiro (Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo); Edemilson Favaron (Secretaria do Trabalho e do Emprego), Ulisses Ramalho de Almeida (Secretaria de Serviços Gerais), e assessores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto.

 

A agenda incluiu visitas e troca de informações sobre programas de gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos (orgânicos, hospitalares e construção civil); visitas aos pontos de apoio para descartes de resíduos; visita a projeto de reciclagem e usina de compostagem e cooperativa de reciclagem. O grupo também esteve em Votuporanga, para conhecer um projeto de tratamento de resíduos orgânicos provenientes da madeira, resíduos industriais e da construção civil.

 

“Muito do que vimos é resultado de políticas continuadas. São ações que começaram lá atrás e que hoje servem de referência para outras cidades. É importante conhecer estes projetos e mais importante ainda é adequar as leis e buscar os investimentos necessários à implantação das medidas. Temos proposto a criação de uma alternativa de geração de energia a partir do tratamento de resíduos em nosso município mas como vimos é possível adotar outras práticas que passaremos a discutir a partir de agora”, concluiu o prefeito.

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário