Siga a Prefeitura:

Centro terá ruas fechadas no período natalino

Experiência do “Calçadão de Natal” será em trechos da Francisquinho Dias e Treze de Maio

A proposta partiu da administração, foi discutida entre as secretarias municipais, Associação Comercial e Industrial (ACI), empresários e comerciantes. O fechamento de alguns quarteirões de ruas do comércio rio-pardense será uma experiência colocada em prática nas próximas semanas, quando o comércio estiver funcionando no período noturno.

O objetivo é oferecer à população a oportunidade de circular pelo centro sem a preocupação com os carros e, além disso, possibilitar que as pessoas aproveitem a programação de atividades culturais preparadas para este período. “Muitas vezes se está ocorrendo uma apresentação cultural, as pessoas não conseguem prestigiar ou assistir porque passa o ônibus, passa o carro de som, enfim. Acredito que esta medida favorece a convivência familiar e ajuda a espalhar a alegria do Natal pelas nossas ruas”, diz o presidente do DEC, Iury Abrão.

Com a experiência do “Calçadão de Natal”, o trânsito deixará de fluir em parte da rua Francisquinho Dias e da rua Treze de Maio. Já as vias de cruzamento permanecerão com o trânsito normalmente.

O prefeito Ernani Vasconcellos diz que comerciantes da região central já haviam sugerido a medida também em outras datas festivas e aos sábados, quando as lojas permanecem abertas até mais tarde. “Nós amadurecemos a proposta e vamos experimentar agora. Esperamos que a população colabore e que participe desta iniciativa, pois foi planejada pensando justamente nas pessoas, nas famílias. É uma experiência. Há pessoas contrárias e também favoráveis. Mas se a gente não tentar jamais saberá se daria certo ou não”, concluiu.

Os trechos

O decreto regulamentando a medida está sendo publicado neste final de semana. Ele estabelece que serão fechados os seguintes trechos: 1-Rua Francisquinho Dias – da Rua Dr. João Gabriel Ribeiro à Rua Rui Barbosa; da Rua Rui Barbosa à Rua Coronel Marçal; da Rua Coronel Marçal à Rua Júlio de Mesquita; 2-Rua 13 de Maio – do cruzamento com a Dr. João Gabriel Ribeiro até a Rua Marechal Floriano.

O período de interdição será das 18h30 às 22h00, nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de dezembro. Nestas datas, os lojistas poderão utilizar as calçadas para colocar mesas, cadeiras, decoração natalina, enfim, explorar o espaço.

Conforme acertado entre a administração e representantes do comércio, as ruas Dr. João Gabriel Ribeiro, Rui Barbosa, Coronel Marçal e Júlio de Mesquita – que fazem cruzamento com as vias a serem fechadas, ficarão abertas para circulação de veículos.

De acordo com a regulamentação da medida, quem mora nas áreas a serem fechadas poderão estacionar, contanto que comprove ser morador.

 

Ônibus

A circulação de ônibus entre o Terminal Central e a Praça das Bandeiras – que normalmente é feito pela Francisquinho Dias – será desviada pela Campos Salles.

Devido as restrições no trânsito, é possível que mais pessoas utilizem o transporte público. Pensando nisso, a companhia de ônibus informa que nas datas especificadas haverá linha especial de ônibus do Vale do Redentor ao Centro, no horário das 18h30 às 22h00.

Com a diminuição das vagas de estacionamento uma das alternativas para deixar os veículos é a Praça Barão do Rio Branco (Praça do Mercado) com entrada pelas ruas Júlio de Mesquita e Francisco Glicério.

TRANSITO_Interdições

Sobre o Autor

Conecte-se Conosco:

Deixe um comentário