Conselho faz diagnóstico sobre problemas rurais
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural está finalizando o Diagnóstico Participativo Rural – um levantamento sobre os principais problemas que afetam o setor no município, a partir da opinião dos produtores, trabalhadores e moradores da zona rural de São José do Rio Pardo.
O levantamento da pesquisa foi realizado nos meses de junho e julho, durante reuniões promovidas nas regiões da Fazenda Tubaca, Barreirinho, Bom Jardim, Taquara Branca, Sitio Novo entre outras comunidades rurais. No período foram ouvidos proprietários de sítios, fazendas, agricultores familiares e trabalhadores.
A Secretaria de Agricultura do município também participa da ação, discutindo os problemas e, especialmente, se colocando à disposição para auxiliar na busca por soluções.
O levantamento apontou questões relacionadas às áreas econômica e social: falta de ocupação para os jovens nas áreas rurais; redução dos postos de trabalho; o valor excessivo dos custos de produção; a baixa rentabilidade, entre outros temas.
Buscar soluções
Na última quinta-feira, 20, uma nova reunião foi realizada para resumir o diagnóstico. A partir de então, os dados serão encaminhados aos órgãos municipais, estaduais, federais ou do terceiro setor, no sentido de buscar propostas para solução dos principais problemas.
Conforme observa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Ricardo Dias de Souza, o município tem todo interesse em auxiliar os produtores e o Conselho tanto no levantamento das questões quanto na busca pelas soluções.
“Nosso município ainda é um grande celeiro agrícola. A base da nossa economia está na área rural, então nós temos que nos preocupar. Este trabalho iniciado pelo Conselho de Desenvolvimento Rural com apoio da Secretaria já é um passo importante. Primeiro porque nós passamos a conhecer mais detalhadamente as questões e poderemos planejar como e onde buscar solução”, afirma o secretário.
Os trabalhos do diagnóstico são coordenados pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Vieira de Morais, com apoio da equipe da Secretaria de Agricultura. Informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone 3682-7870.
Deixe um comentário